quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Pintado


   De hábito noturno o Pintado é um peixe carnívoro que habita nas calhas dos rios, embaixo de malhas de aguapés, camalotes e em bocas de corrichos. Sua alimentação consiste principalmente da tuvira, minhocuçu e pequenos peixes. Pode ser utilizado no controle de população de tilápias em açudes e tanques.
  Quanto as suas características como o seu próprio nome faz referência, possui manchas  pretas ao longo do corpo e esbranquiçadas no ventre, sua cabeça é achatada.A distribuição geográfica do Pintado ocorre no Pantanal e na Bacia do Rio Francisco.
   Além de oferecer alimento de primeira, o pintado caracteriza-se por ser uma espécie calma, resistente a diferentes temperaturas da água e tolerante ao manejo. Assim, a engorda desse peixe é indicada para quem tem planos de iniciar uma criação fácil de cuidar - só é preciso tomar cuidado com os ferrões que ele apresenta nas nadadeiras.
   Com textura firme, mas suave, branca e sem espinhos, a carne do Pintado tem aceitação pelo consumidor, e, também, boa rentabilidade no mercado.

0 comentários:

Postar um comentário